domingo, 25 de fevereiro de 2018

[Destino Asiático] Shibuya e suas mais diversas atrações em Tokyo

Olá, leitores do Cantinho das Xarás! Finalmente voltei com a coluna “Destino Asiático”, e desta vez, o destino é o Japão, mais especificamente Shibuya, distrito da capital. Agradeço à Luane Reey por ter dado a sugestão de falar sobre Tokyo, e dedico este post a ela. Aos demais leitores, vocês também são queridos, e espero que apreciem essa postagem.
Shibuya é um grande centro comercial localizado em Tokyo, e dos bairros mais famosos da capital. Lá, é possível encontrar lojas de roupas, restaurantes, e pontos turísticos culturais marcantes e únicos.
1.    NHK Studio Park
Quando as pessoas pensam no Japão em si, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são as animações. Se você gosta, ou é fã de animes possivelmente vai gostar de saber que é em Shibuya que se localiza a NHK Studio Park, que faz parte da emissora NHK e está aberto ao público. Ao adentrar o local, o turista pode observar como os programas televisivos são gravados. Às 13: 27 os visitantes podem assistir a transmissão ao vivo em escala nacional do talk show “Studio Park kara konnichiwa” nos bastidores.
Além disso, os turistas podem participar na prática da dublagem e da criação de programas, incluindo a produção de noticiários (reservas exigidas no mesmo dia). Também há um teatro 3D, um acervo de programas televisivos antigos e informações a respeito da NHK, sua história, e os programas atuais, e também uma loja com produtos relacionados à NHK.

O Estúdio fica a 10-15 minutos da Estação de Harajuku, considerado o maior centro da moda em Tokyo, no qual pode-se deparar com jovens garotas nos mais diversos estilos, desde Lolita até o Gótico.

Horários de funcionamento do Studio Park NHK
Das 10h às 18h (entrada permitida até 17:30).
Fechado na quarta segunda feira de cada mês (ou no dia seguinte, se segunda-feira for um Feriado Nacional) e nos feriados de Ano Novo.
200 yen a entrada.
2.    Shibuya Hikarie
Hikarie é um arranha-céu de 34 andares e foi o quadragésimo prédio mais alto de Tokyo quando foi construído, em 2012. O prédio aloca uma grande loja de departamentos chamada ShinQs, a qual ocupa os oito primeiros andares. A loja de departamento atende em primeiro lugar às mulheres profissionais de 20 e 30, e em sua maioria há produtos de moda feminina e cosméticos e dois pisos com praças de alimentação.
Acima da loja de departamentos, há andares dedicados à restaurantes, salas de reuniões, pequenos museus e agências governamentais. Os andares 15 a 16 são ocupados por uma elaborada performance teatral denominada Theatre Orb, que majoritariamente apresenta estilos musicais populares ocidentais.

Localização e horários de funcionamento da Hikarie
Fica a 3 minutos da estação de Shibuya e a 15 minutos da estação Shinsen. As lojas ficam abertas das 10h às 21h e os restaurantes das 11:00 às 23:00

Depois de conhecer um estúdio e de fazer umas compras, quem não fica com fome? E tudo fica melhor ainda quando o ambiente possui um toque especial de fantasia com uma das personagens mais queridas por milhares de fãs ao redor do mundo. Estou falando do Alice in the Dance World que é uma cafeteria temática de Alice no País das Maravilhas localizada em Shibuya

3.    Alice in the Dance World
Contando com esse, há sete estabelecimentos temáticos de Alice no Japão. Nesse localizado em Shibuya, o layout conta com as imagens dos naipes das cartas e do amado relógio do Coelho, remetendo à obra. As cadeiras e mesas possuem as cores vermelho, branco e preto, nos fazendo lembrar das Rainhas. 
Alguns pratos são temáticos outros não.
Como prato principal se tem risoto de creme com espinafre e salmão (ao preço de 900 yen)
e espaguete com lula e cogumelos com molho de soja (ao custo de 850 yen)
De sobremesa, temos como opção um parfait à base de chá verde em formato de lagarta (350 yen) e um brownie de chocolate inspirado na imagem da Rainha de Copas (400 yen)
Fofo, não é?
Também há um lugar onde você pode escolher entre chá, café e sucos. Eles possuem uma seleção completa de aromas de chá, entre eles o de maçã e o de bordo, sendo que este último parece ser bastante popular no Japão.

Além das boas comidas e centros de compras, o país é conhecido por sua educação e sua rica cultura. Com relação a isso, podemos afirmar que em Shibuya estão localizados algumas das mais famosas e importantes universidades japonesas, podendo citar como exemplo, a Universidade Kokugakuin, local onde se formou a dubladora Asano Masumi e a atriz Kinami Haruka. 

4.    Universidade Kokugakuin
A Kokugakuin especialmente foi estabelecida no ano de 1882 e conta com departamentos de pesquisa e de estudos nas áreas de literatura (estrangeira e japonesa, incluindo a Literatura Chinesa), economia e direito. A pessoa pode se especializar em assuntos tais como Literatura Japonesa e pode estudar sobre Shinto e a História das Religiões e História Japonesa. 

Por falar em Universidades, uma pessoa muito memorável para nós foi um professor universitário. Trata-se Ueno Hidesaburo, professor na Universidade de Tokyo há décadas atrás, conhecido por ser o “dono do Hachiko”, um cachorro Akita que ganhou uma estátua localizada em Shibuya, local de seu falecimento.
5.    Estátua de Hachiko
Conta-se a história que, na década de 1920, o professor Ueno, adotou um cachorro branco da raça Akita, quando o mesmo tinha um ano. O professor ia todos os dias de trem para o seu trabalho. Hachiko, como foi nomeado o animal de estimação, sabia da rotina de seu dono, e sempre o esperava pontualmente às 16h. Entretanto, no dia 25 de maio de 1929, o mestre veio a falecer no local de seu trabalho, devido a um acidente. Obviamente que o cão não sabia de tal fato. Ele foi entregue aos familiares do professor Ueno, sem sucesso, porque Hachiko constantemente fugia e voltava ao seu antigo lar, esperando seu dono voltar para casa.
Percebendo que o homem não retornaria mais ao local, Hachiko decidiu ir à estação de trem que o professor Ueno frequentava, e o fazia dia após dia. Com o tempo, as pessoas que por ali passavam alimentavam o animal que com o passar do tempo tornava-se cada vez mais frágil, a ponto de se tornar vulnerável às doenças.
Durante quase dez anos, Hachi, como era carinhosamente chamado, seguia todas as tardes, na mesma hora, para a estação de trem, em 1934, quando já estava com 12 anos, foi encontrado morto no mesmo local. O falecimento de Hachiko abalou não só os japoneses como pessoas do mundo inteiro. Na época, saiu em vários jornais e notícias e décadas mais tarde, a história dele inspiraria filmes de longa metragens e livros.
Sendo referido até os dias atuais como o “cão fiel”, em sua homenagem foi erguida uma estátua por virtude dos valores que transmitiu aos humanos, tornando-se o símbolo da lealdade e da fidelidade no Japão
A estátua original, construída em 1934, no mesmo ano da morte de Hachiko foi derretida por conta da Segunda Guerra Mundial, e em seguida, uma segunda versão foi esculpida quatro anos depois.
Mais recentemente, em 2015, uma nova estátua foi construída, desta vez, imortalizando a imagem de Hachiko e seu dono, com expressões alegres, em comemoração aos 80 anos de Hachiko e 90 anos do professor Ueno. 


Fontes consultadas:


Em português:

Em inglês:

2 comentários:

  1. Olha eu de novo! Primeiramente, desculpa a demora em ler seu post, eu estava em final de período na faculdade e acabei atrasando tudo, só percebi que faltava ler este post quando tu me lembrou no facebook. Desculpa mesmo. Mas enfim, senta que lá vem textão. hahaha
    Eu realmente tenho muita vontade de conhecer Tokyo desde que a época que conheci o mundo dos animes/mangás e agora, graças ao seu post, a vontade aumentou.
    Imagina conhecer NHK Studio Park e se deparar com as meninas de Lolita, aaaa eu surtaria demais e iria querer tirar fotos com todas só para provar que estava no Japão. KKK'
    Falar em Shibuya Hikarie e mencionar cosméticos é me deixar LOUCA porque amo esmaltes e sempre que vejo algo da Ásia, quando mencionam cosméticos fico pensando em tudo de diferente que eles tem em relação a isso. Com certeza, este será um dos lugares que visitarei quando for ao Japão.
    Menina, EU FIQUEI LOUCA DE VONTADE PARA VER ESTE Alice in the Dance World. QUE COISA MAIS LINDA! As cadeiras, até a comida é linda. Eu amaria a parte das sobremesas porque tenho um tombo por doces. hahaha :3
    Fazer um tour pelas universidades seria legal também. Sabe dizer se o campus é aberto para turistas?
    Ain, essa história do cachorro me deixou chorosa. Ele esperou fielmente seu dono. Cães são realmente os animais mais fiéis. A estátua é linda! *.*
    Eu AMEI o post, Rebeca. Meus parabéns. Graças a você pude conhecer mais um pouco deste local e ganhei mais locações na listinha dos locais que quero visitar um dia, com fé em Deus, um dia consigo conhecer esse lugar tão incrível. Obrigada por ter gostado da sugestão e tê-la transformado em um post tão maravilhoso quanto este, meus parabéns por tudo. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Sem problema nenhum.
      Já imaginava que fosse por conta disso, já que eu também estou ocupada com os estudos
      Hahaha, senta que lá vem textão pra ti também!

      Quando pensei em fazer esse post, quis fazer algo especial, já que é um presente para a senhorita. Então, decidi pegar um item de cada para compor essa postagem. Fico MUITO FELIZ que a presenteada tenha apreciado tanto assim.

      Eu também despertei ainda mais o interesse pelo Japão por conta dos animes e mangás, e, menina, quando eu li sobre a NHK tive que postar! Imagina que incrível a gente poder ver como são produzidos os animes, que demais! Lolita é um amor, eu adoro o estilo fofo delas! <3

      Que bom saber que você gosta de cosméticos! Que mulher não ama? Vai lá sim, e um dia me conta como foi! haha. Ainda sonho com o dia em que você vai postar milhares de selfies no Japão. E se for na Shibuya Hikarie melhor ainda! kkk.

      Olha, eu não sei se as universidades são abertas, mas não deixam de ser pontos turísticos, porque muita gente tem curiosidade de conhecer as universidades onde se formaram grandes profissionais. Se for aberto, vamos juntas um dia! Deu vontade de conhecer também!

      Eu fiquei MORRENDO DE VONTADE de ir no restaurante da Alice! Quem sabe um dia eu faça uma matéria especial sobre os diversos restaurantes de Alice que existem!

      É impossível não ficar chorosa com a história do cachorro. Esse é mesmo um herói. Eu tive que segurar as lágrimas e o coração enquanto lia e escrevia. Por eu ser emotiva demais, de início pensei em nem colocar, por receio de não aguentar de tanta emoção. Ainda assim, a história é tão linda que eu pensei que o mundo deveria saber disso! Quem me dera se os humanos fossem tão leais e fiéis quanto os cães. Depois de ler essa história eu cheguei à conclusão de que os animais são bem mais "humanos" do que nós! Também concordo, e só completo: essa estátua além de linda, é muito merecida!

      Vai na fé que um dia você consegue visitar tudo isso e muito mais!
      Não há de que, amiga! Você merece! E pode apostar que ainda haverão mais posts dedicados a você. É só me dar mais ideias incríveis! <3 E me aguarde, ainda terá mais postagens dessa coluna, nós não a abandonamos, não, viu?

      Beijos e beijos,
      Rebeca

      Excluir