segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

[Conto Chinês/Origem da Expressão] Jiang Yan gastou seus talentos – Jiang Lang Cai Jin.

“Jiang Lang Cai Jin” é uma expressão utilizada para descrever o caso no qual alguém perde a sua sagacidade. Isso tem um motivo, e faz menção ao personagem histórico Jiang Yan. Para descobrir o porquê, vamos à sua história:

Durante o Período das Dinastias do Sul e do Norte, vivia um famoso poeta e escritor chamado Jiang Yan (江淹), na Dinastia Liang.
Quando ele era jovem, ele era extremamente brilhante na área da Literatura. Seus poemas e ensaios eram proeminentes, e devido a isso, ele não apenas ganhou popularidade entre os acadêmicos de sua época, mas também para si mesmo uma importante posição na Literatura da Dinastia do Sul.
No entanto, seu talento parecia desaparecer com o avanço da idade. Após se tornar um “quarentão”, ele já não podia mais escrever seus poemas tão rápido quanto fazia antes, e além disso, sua escrita era frequentemente tediosa e lhe faltava a graça literária.
As pessoas disseram que isso era porque o seu talento literário já havia sido esgotado. Diz a lenda que um dia Jiang Yan teve um sonho, no qual um elegante homem chegou até ele e disse:
― Eu sou Guo Pu (um proeminente poeta da Dinastia Jin, mais de 100 anos antes da Dinastia Liang, sendo que ele era um modelo para Jiang Yan) ― Minha caneta de cinco cores tem ficado com você durante anos. Está na hora de eu tê-la de volta.
Antes que Jiang Yan dissesse alguma coisa, o homem alcançou a mão até o bolso de Jiang Yan, retirando a caneta, e então desapareceu.
A partir de então, Jiang Yan perdeu sua inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário