terça-feira, 9 de janeiro de 2018

As duas Coreias concordam em manter diálogos militares para aliviar as tensões nas fronteiras

Panmunjom, 9 de janeiro de 2018 – Corpo de Imprensas Yonhap. A Coreia do Norte aceitou nesta terça a proposta de Seul de manter os diálogos militares para reduzir as tensões, além de ter aceitado enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, que se celebra na Coreia do Sul no próximo mês, segundo um comunicado de imprensa conjunto emitido após seus diálogos de alto nível. Em seu primeiro diálogo formal em mais de dois anos, mantido na fronteira de Panmunjom, as duas Coreias também concordaram em ativar a cooperação e os intercâmbios através de diversos níveis de diálogo, disseram os funcionários de Seul.
O acordo assumiu um grande avanço em anos de frios laços entre ambos os países, com as tensões agravadas devido às provocações do Norte.
Essa manhã, a Coreia do Norte disse que enviará uma delegação formada por funcionários de alto escalão, representantes do Comitê Olímpico Nacional, equipes de animadores e artes cênicas, uma equipe de demonstração de taekwondo e jornalistas, além de atletas. O Sul prometeu lhes proporcionar as acomodações necessárias.
As duas Coreias celebrarão diálogo a nível de trabalho para analisar mais a fundo a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de PyeongChang. Ambas as partes também decidiram manter diálogos para discutir formar reduzir as tensões na fronteira. Seul propôs a referida reunião em julho do ano passado.
Mas a proposta de Seul de celebrar uma reunião da Cruz Vermelha para discutir a reunião das famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950 – 1953) próximo à festividade de Ano Novo Lunar que se celebra em fevereiro, não foi incluso no comunicado de imprensa conjunto. Durante a reunião, o delegado chefe da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, explicou a necessidade de retomar os diálogos sobre a desnuclearização da Coreia do Norte. É dito que Ri Son-gwon, o delegado chefe da Coreia do Norte, fez queixas “fortes” sobre as informações dos meios sul-coreanos de que os diálogos de terça-feira abordariam as armas nucleares do Norte
A reunião se realizou depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, propôs uma reconciliação descomunal a Seul em sua mensagem de Ano Novo. Kim expressou sua vontade de enviar uma delegação às Olimpíadas de PyeongChang e disse que o país está aberto ao diálogo. A Coreia do Norte aceitou a proposta de diálogo de Seul na sexta-feira da semana passada, após o Sul e os EUA concordarem em adiar suas manobras militares até depois das Olimpíadas. Assim mesmo, retomou a linha telefônica fronteiriça, desconectada durante muito tempo.
A reunião acontece em um contexto de fortes sanções internacionais contra a Coreia do Norte por suas provocações nucleares e mísseis. Pyongyang realizou seu sexto ensaio nuclear e lançou três mísseis balísticos intercontinentais (ICBM segundo as siglas em inglês) no ano passado.
O Governo do Presidente Liberal Moon Jae-in expressou a esperança de que a participação do Norte nos Jogos ajude a aliviar as tensões na península dividida que foram desencadeadas pelas provocações norte-coreanas. Moon espera também que algumas melhores relações intercoreanas proporcionem o caminho para a resolução do tema nuclear norte-coreano e para um diálogo mais amplo entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Cho, também ministro da Unificação do Sul disse aos jornalistas no lugar da trégua que essa reunião adquire importância em termos de restaurar e desenvolver os laços intercoreanos, algo que ambas as partes compartilharam baseando-se no respeito mútuo, dando o primeiro passo para aliviar as tensões que se têm permanecido durante muito tempo, e que há muitas tarefas por fazer
Entre os possíveis temas da agenda com relação às Olimpíadas, incluem se a delegação norte-coreana viajará por terra ou outras rotas, e se as duas Coreias caminharão juntas, sob uma bandeira unificada na cerimônia de abertura e encerramento.
Se se opta elas rotas terrestres, através da fronteira fortemente vigiada, precisará se consultar as autoridades militares das duas Coreias. Se o Norte envia uma equipe de animadores, ou uma equipe de artes cênicas ou de canto, ambos os lados também terão que consultar os detalhes, como a rota de viagem, alojamento e segurança. As duas partes concordaram em chegar a um acordo para desfilarem juntas sob uma bandeira de uma Coreia unificada nas cerimônias de abertura e encerramento e os eventos culturais
Pyongyang não explicou quem encabeçaria a delegação “de alto nível”, mas os peritos acreditam que a equipe pode incluir pesados políticos como Choe Ryong-hae, o funcionário de fato número dois no Norte.
Choe está na lista negra pelas sanções unilaterais da Coreia do Sul sobre as provocações nucleares e mísseis da Coreia do Norte. As ações punitivas de Seul não cobrem as proibições de viajar, entretanto, seria controverso se os funcionários norte-coreanos na lista negra chegam ao Sul.
Aparentemente, conscientes de tais criticas o Ministério de Assuntos Exteriores de Seul disse que o Governo poderia considerar retirar temporariamente as sanções contra o Norte, se for necessário, para permitir que os funcionários norte-coreanos visitem o Sul no próximo mês.

(FIM).


Nenhum comentário:

Postar um comentário