quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

[A Tale of Two Phoenixes] Capítulo 14 – Matando três coelhos com uma cajadada só.

Nota da Rebeca
O título original desse capítulo em inglês era “Killing Three Birds with one Stone”, e apesar de o animal ser o pássaro (no dito em inglês) o título é uma alusão a um ditado popular, “Matar dois coelhos com uma cajadada”.

Chuyu se sentou junto a lanterna, segurando um bob prateado com decoração em suas mãos: ela o examinou de perto: a ponta do bob era muito aguda, suficientemente afiada para perfurar o coração.
Desde o primeiro dia que havia chego a esta época, ela havia talhado uma marca na beira de sua cama todos os dias, com esse bob prateado. Agora haviam dez marcas.
Depois de olhá-lo por um longo tempo, Chuyu lentamente girou seu pulso levando a ponta do bob às chamas da lanterna. Após pegá-lo por um momento ela o olhou de perto, submergiu a ponta na água e a secou.
Ela repetiu esse processo várias vezes.
A ponta do bob brilhava com luz fria. Hesitante, Chuyu segurou o bob com sua mão esquerda e a direcionou em sua mão direita por um par de minutos, logo selecionou um ângulo e a baixou rapidamente.
A ponta afiada de prata cortava a carne terna de sua palma e o sangue vermelho fluía rapidamente do corte, que era um pouco mais do que uma polegada. Chuyu pressionou sua ferida com um lenço de seda e gritou:
― Venha aqui! Eu, a Princesa, fui ferida!
Obviamente que o que aconteceu em seguida foram donzelas que se apressavam e, logo, a chamada do Médico do Palácio. Chuyu o deixou brincar com a sua mão livremente. Ainda que tivesse uma expressão dolorosa, havia um toque de sorriso em seus olhos.
Ainda que o problema com seu sotaque e pronúncia se resolveram milagrosamente com a mudança do seu corpo, Chuyu tentou fazê-lo secretamente e se deu conta que o seu problema com a escrita não havia sido resolvido. Ela havia praticado a escrita quando era uma criança, em sua vida passada, mas isso havia sido a muito tempo, e agora sua letra era depreciável. Se se encontrasse em uma situação que precisasse escrever, provavelmente seria inevitável que desse um escorregão.
A escrita à mão era diferente de seu comportamento normal: podia negar facilmente a mudança de seu comportamento e nunca o admitir, no entanto, sua letra ficaria no papel, uma evidência verdadeira e irrefutável.
Chuyu entendeu que uma vez que ela começasse a lidar com os assuntos, seria inevitável escrever. Decidida e entusiasta, antes que alguém tivesse a oportunidade de suspeitar dela, ela machucou sua mão direita, absolvendo um grande risco a um pequeno custo. Com isso, poderia perfeitamente e justificadamente pedir que os outros escrevessem para ela.
Todavia, era muito cuidadosa com seu plano: limpou a ponta do bob antes de se cortar para prevenir a infecção da ferida. Também desenhou o bob ao longo das linhas de sua palma, assim, mesmo que parecesse uma ferida séria, sanaria muito rápido e não ficaria muita cicatriz.
Originalmente, Chuyu não gostava de coisas como automutilação e poderia ter fingido buscar prazer por mais tempo, imitando a letra da Princesa de Shanyin durante o processo.
 Mas, depois de inteirar-se do assunto com Huan Yuan, se deu conta de  que não podia mais adiar isso. Depois de tudo, ela não era a verdadeira Princesa de Shanyin, e nem sequer sabia quem mais além de Jiang Yan participou do plano de Huan Yuan.
Provavelmente, alguns outros cortesões em seu Palácio.
Mesmo que disse a Yue Jiefei com um sorriso que uma revolta de um erudito nunca se realiza dentro de três anos, se muitos se unissem, todavia, não podia descartá-los facilmente.
Já que ela não conseguia controlar a grande situação com confiança, ela precisava agir decididamente.
Após vendar a ferida, Chuyu chamou Rong Zhi.
Vendo as camadas de esparadrapo branco em sua mão, Chuyu mandou todos para fora, deixando somente Rong Zhi com ela no quarto. Ela foi direto ao assunto:
― Tenho a intenção de enviar Jiang Yan ao Palácio da Princesa. O que acha?
Na realidade, Rong Zhi não era a melhor opção, no entanto, como Chuyu havia escutado suas palavras, que pareciam estar defendo a Princesa de Shanyin e pensou que Rong Zhi estava do seu lado. Apesar de ainda estar incomodada, com um pensamento lógico, decidiu que Rong Zhi poderia ser um ajudante útil por agora.
Rong Zhi tampouco fez cortesias superficiais e perguntou, diretamente:
― Como?
― Recomende-o e lhe dê uma posição. ― Chuyu já tinha a resposta em mente há muito tempo.
Os olhos de Rong Zhi brilharam:
― Só Jiang Yan?
― Não ― Chuyu deixou escapar um sorriso brincalhão.
Ela leu cinco ou seis nomes, porém o de Huan Yuan não estava incluindo.
Rong Zhi inclinou a sua cabeça, pensativo. Após um curto instante ele sorriu:
― Matando três coelhos com uma só cajadada. Uma vez que a Princesa já tomou a melhor decisão, por que ainda pede minha opinião?
Ambos olharam um ao outro, vendo o sorriso sutil nos olhos um do outro. De repente, houve uma maravilhosa sensação de cumplicidade entre eles. .
A ideia de Chuyu era basicamente a separação; uma vez que Huan Yuan e Jiang Yan eram os autores do plano, ela iria separar os dois.
Ela entregaria a Jiang Yan a sua liberdade: ao fazer isso, a hostilidade de Jiang Yan perante ela diminuiria, mas também eliminaria o contato entre ele e Huan Yuan.
A partida de Jiang Yan seria um tremendo golpe para Huan Yuan. Eliminaria metade de seu poder. Ademais, ao enviar os outros cortesões possivelmente participantes, todos os seus ajudantes e coordenadores teriam ido embora. Não haveria forma de continuar com seu plano.
O terceiro beneficio é que Jiang Yan não somente teria a sua liberdade como também, inclusive se dirigiu a uma carreira com a recomendação de Chuyu. Isso sem dúvida alguma insinuaria aos outros cortesões que eles teriam esperança de serem assim também. Como resultado, haveriam também, menos pessoas ajudando a Huan Yuan. Com um futuro previsível, quem apostaria nele?
Apenas a bajulariam mais. E, inclusive, poderia ser que alguns nem mesmo hesitassem trair Huan Yuan pela liberdade deles.
Com essa ação, “mataria três coelhos com uma cajadada só”, muito esperta e astuta. Essa foi a ideia bem pensada de Chuyu, no entanto, com somente um pouco de revelação, Rong Zhi o entendeu por completo. Sua perspicácia e compreensão eram notáveis.
Chuyu não pode evitar elogiá-lo em seu coração, entretanto, uma forte precaução e alerta também se elevaram em seu coração: Aquilo no que ela havia estado pensando durante tanto tempo, Rong Zhi o entendeu a fundo com somente uma breve menção. Esse jovem era inteligente demais, inteligente o suficiente para dar medo.
Se fizesse o mesmo que Huan Yuan, seria impossível lidar com ele.
Reprimindo esse sentimento de advertência, Chuyu pensou por um momento e logo perguntou:
― Te chamei para perguntar: A quem você acredita que deveria recomendar Jiang Yan? Objetivamente falando, é uma pessoa talentosa.
Ao escutar isso, Rong Zhi olhou para Chuyu com surpresa:
― A Princesa realmente vai recomendar essa pessoa?
Chuyu estava ainda mais surpresa do que ele:
― Claro que sim. Eu, a Princesa, deveria voltar atrás com as minhas palavras?
Rong Zhi olhou fixamente para Chuyu, como se quisesse ver claramente se ela era sincera ou não. Após um momento, ele deu risada:
― Realmente, a Princesa está diferente de antes. Se fosse a Princesa original, inclusive se ela usasse essa estratégia para manter o grupo na superfície, definitivamente se livraria de Jiang Yan secretamente, e o recomendaria a um posto oficial.
O coração de Chuyu batia loucamente, porém, ela estava calma por fora:
― Tem me transformado para ser assim. É bom ou não?
Chuyu não esperava que ela fosse se expor em um vazio tão grande, contudo, logo pensou que Rong Zhi não possuía evidência alguma, motivo pelo qual relaxou um pouco. Mesmo se ele conhecesse o estilo original da Princesa de Shanyin ainda assim, não estaria disposta a matar as pessoas somente para não mostrar um defeito.
Rong Zhi sorriu:
― É difícil dizer se é bom ou não. Antes, a Princesa e era meticulosa e não dava oportunidades para ninguém, decisiva e nunca misericordiosa, mas com apenas um pouco de generosidade. Hoje, a Princesa parece estar com o coração mais mole, no entanto, muito diferente em sua maneira de agir. Jiang Yan tentou se rebelar, mas a Princesa não somente enxergou isso como um desafio à autoridade como também lhe deu um futuro. Ainda que a Princesa não o tenha confabulado, esta magnanimidade Rong Zhi não pode deixar de admirar.
Chuyu não pode evitar que seu rosto se aquecesse. Ainda que não conseguia dizer se tinha uma impressão favorável de Rong Zhi, e inclusive estava em alerta em relação a ele, sendo tão genuinamente contemplada por um jovem tão elegante e dizendo que era admirada por ele, o coração de Chuyu ainda saltava em algumas batidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário