quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Isshuukan Friends: As respostas e as memórias estão no seu (diário do) coração

Informações Gerais do Anime 
Título: Isshuukan Friends/One Week Friends
Baseado em: Mangá
Episódios: 12
Duração por episódios: 23 minutos
Gênero: Slice of Life, Escolar, Romance, Drama, Comédia & Amizade
  Kaori tem um grande mistério, e seu melhor amigo está disposto a ajudar. Mas esta, não é apenas uma história de amor. É o desabrochar de uma forte e pura amizade 
Resenha
Ontem tirei o dia para assistir ao anime One Week Friends, anime pelo qual me apaixonei. Inicialmente, era para eu dar só uma espiada, assistir um ou dois capítulos, já que era dia de semana. Mas a história me cativou tanto que eu assisti sem parar, e quando eu menos esperei, 12 episódios se foram instantaneamente.
Fujimiya Kaori é uma menina introvertida e considerada fria pelo restante de sua classe. Entretanto, ninguém sabe de seu segredo: Ela tem amnésia anterógrada, uma doença rara que consiste na perda de memória recente. No caso da personagem, as suas lembranças duram apenas uma semana. Toda a segunda feira, sua mente dá um “reset”, e agora volta a agir de maneira indiferente, como se nada houvesse acontecido.
Acontece que há uma pessoa que sempre foi interessado nela: Hase Yuki, um aluno da mesma sala que a protagonista e que faz de tudo para se aproximar dela. Em um primeiro momento, ela não o aceita e não entende o motivo pelo qual ele quer tanto fazer amizade com alguém como ela. Pela insistência de Hase, a menina cede e lhe conta o porquê de ela não poder fazer amizade com ninguém. Em uma semana, ela não se lembra de mais nada, exceto sua família.
Assim, para não se frustrar de perder as memórias com quem ela gosta e nem fazer os demais sofrerem, ela decidiu se afastar e se fechar, mas com o tempo começou a se abrir com Hase, fazendo-o descobrir a menina gentil, generosa e simpática que há por trás da indiferença. Dessa forma, eles começaram a se encontrar sempre no terraço da escola, com a condição que não se falem na sala de aula
No começo, como toda segunda feira a mente de Kaori dava um “reset”, Hase se apresentava novamente à garota:
― Sou Hase Yuki. Fujimiya-san, gostaria de ser seu amigo
No entanto, ao ver que estava preocupada com a perda de memória, Hase lhe sugere que faça um diário. Então, toda segunda feira ela poderia ler os acontecimentos da semana anterior e nunca perderia as suas memórias. Ela começa a anotar tudo o que passam juntos e também com os amigos, tal como seus sentimentos. Isso a tranquiliza e faz com que possa interagir melhor com as pessoas ao seu redor, e ter momentos de alegria, tirando fotos, se divertindo em um fliperama, comendo crepes, cantando no karaokê ou indo à praia. Uma vez que sua rotina era somente casa e escola e totalmente solitária, sendo que em pouco tempo ela faz bons amigos quer desfrutar ao máximo de tudo o que tem direito.
O mais bonito disso tudo é ver como Kaori dá valor às pequenas coisas, que para ela são as mais gratificantes de se ter. Às vezes, os outros, ou nós mesmos, podemos pensar: “Ah! O que tem de mais nisso? É só uma foto”, mas para ela, não é só uma imagem. É algo que representa as alegrias que tem com pessoas queridas, uma lembrança que guardará para ela com todo o carinho, como um tesouro.
Às vezes, comer crepes parece banal, corriqueiro e normal, mas para Kaori, o que importa é ter a companhia de alguém que a entende e que se importa de verdade com ela, que aprecia as mesmas coisas e momentos junto com ela.
Cantar parece fácil e simples, mas para ela significa se esforçar para fazer o melhor que pode num karaokê, e também, expressar seus sentimentos através de uma canção. Kaori é uma menina alegre, prestativa e pura. Os traços de sua personalidade que mais me encantaram foram a pureza e a honestidade, ao agir e falar. Depois de muito refletir, agora eu penso que:
“Algumas coisas são tão simples, que é difícil notar o quanto são importantes a nós. Mas quem quer realmente se lembrar delas, as preserva inteiramente. ”
Pode ser só coisa da minha cabeça, mas se há algo certo é que nós deixamos as pequenas coisas passarem batido, por conta da correria do dia a dia e de “outras tantas que são bem mais interessantes”, e que nos fazem esquecer de sua importância. Foi com Kaori que eu entendi o que é realmente uma memória: “Memória” não é como decorar uma fórmula matemática, ou saber responder aos questionamentos do professor porque lembrou do que ouviu ou leu. “Memória” é aquilo que construímos hoje, com nossos amigos e com quem amamos, com muito amor, carinho, dedicação, fraternidade, contentamento e espontaneidade. São pequenos fragmentos de arco-íris capazes de causar um sentimento de alegria a quem os carrega consigo, a cada dia que passa. Assim como o arco-íris chega com suas cores a brilhar depois da chuva, e se esvai rapidamente, temos dias mais alegres e outros decepcionantes. Dias que demoram a passar e outros que passam tão rápido quanto o fato das cores desaparecerem. Por isso, as memórias, são fragmentos de arco-íris.
Essa é a maior mensagem que esse anime pode transmitir. Cada momento é único, e não importa quantas vezes tenhamos que começar tudo de novo, o importante e ficarmos felizes e fazer os outros ficarem também. Há diferentes maneiras de se chegar onde desejamos, contudo, o que importa, é que nesse meio do caminho existam sentimentos bons.
Quanto ao romance em si, houve sim o romance entre eles, fiquei torcendo para que se declarassem, mas após refletir na possível intencionalidade do roteirista em “deixar os personagens como amigos”, percebi que talvez quisesse transmitir o valor da amizade em relação à personagem. Ao olhar dela, mesmo que Kaori tivesse um relacionamento sério, para ela ter um amigo é bem mais importante que um possível namorado. Porque um namoro pode acabar, mas a amizade é para sempre!
Afinal... “A amizade é a mais pura forma de amor. Ser amigo é a mais verdadeira forma de amar ” (Cristina Jardim) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário