domingo, 30 de julho de 2017

A profunda história por trás do enredo de “The King Loves”

[Créditos] Essa é uma tradução de uma postagem do Tumbler “Six Flying Dragons”. Créditos ao autor original pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento e as informações contidas aqui. As imagens são desta mesma fonte. Dito isso, vamos ao que interessa!


Primeiro de tudo, o protagonista desse drama, Wang Won (왕원 王願/ Rei Chungseon (충선왕 忠宣王, 1275~1325), é o primeiro Príncipe/Rei mestiço da História da Coreia. Seu avô materno é Kublai Khan, o famoso imperador mongol e fundador da Dinastia Yuan da China.

*Kublai Khan (interpretado por Benedict Wong), do drama original da Netflix, Marco Polo. O viajante e mercador veneziano Marco Polo serviu ao Império Mongol durante muitos anos.

Então, em primeiro lugar, eu preciso dizer por que o Rei de Goryeo se casou com a filha de Kublai Khan. A história remonta a invasão mongol em Goryeo (1231-1259), cerca de 40 – 50 anos antes do período em que se passa essa história.
Após a morte de Genghis Khan (1162 -1227), seus sucessores continuaram a conquistar um imenso território e a construir o maior império do mundo. Como muitos outros países, Goryeo não conseguiu evitar a invasão deles. Os Grandes Khans da Mongólia frequentemente enviaram tropas à Goryeo por cerca de trinta anos, mas eles falharam em conquistá-la devido à forte resiste do povo de Goryeo.
 Apesar do Regime Militar de Goryeo, a figura do Rei e nobres incompetentes os abandonaram por conta própria e rumaram em direção à Ilha Gangwha, a qual era mais segura . O povo desesperadamente lutou contra os mongóis até o fim, para salvarem suas próprias famílias. No então, as invasões mongóis de longa duração devastaram o país inteiro, e o Regime Militar ainda estava se recuperando devido ao em decorrência do caótico conflito interno.


Se você quer saber sobre esse período assista God of War (Drama histórico da MBC, 2012)

Em 1259, o Rei Gojong, (고종 高宗 1192-1259), o 23° governante da Dinastia Goryeo decidiu secretamente enviar seu filho, o Príncipe ao Império Mongol a fim de negociar um acordo “cessar-fogo” entre as duas nações sem notificar ao Regime Militar de Goryeo. A intenção era por fim à guerra e também restaurar a autoridade do regime militar.
No entanto, no caminho para Karakorum (capital do Império Mongol), o Príncipe de Goryeo, - posteriormente conhecido como King Wonjong원종 元宗, 1219~1274)-, soube do repentino falecimento de Monke Khan (1209~1259), durante a sua expedição à Dinastia Song, no Sul da China.
Ele também ficou sabendo de uma iminente guerra civil para saber quem deveria ser o próximo Rei Mongol, entre seus dois irmãos mais novos:  Kublai e Arik Bukha.
Arik Bukha (1219~1266) possuía legitimidade processual para clamar pelo trono em Karakorum primeiro, porém Kublai (1215~1294) possuía vantagens militares e abundantes suprimentos.
Qual deveria ser a escolha certa? O Príncipe estava em uma situação complexa para escolher entre os dois Khans com informações limitadas. Se ele fizesse uma escolha errada, Goryeo estaria arruinada. Ele estava carregando o destino de toda a nação em seus ombros.
Após inúmeras considerações, ele escolheu Kublai e iniciou uma jornada transcontinental para encontrá-lo. Esse era um momento decisório para transformar a história da Coreia.
Kublai ficou supresso e honrado que o Príncipe de Goryeo viajou um extenso caminho para encontrá-lo ainda que Kublai estivesse em uma posição de desvantagem em relação ao seu irmão mais novo. Ele o considerou extremamente auspicioso, dizendo que nem os Grandes Khans anteriores conseguiram conquistar Goryeo, mas agora o Príncipe de Goryeo veio até ele voluntariamente. O tratado de paz com Goryeo elevaria a sua autoridade e o ajudaria a superar Arik Bukha, ao clamar pelo trono. Foi assim que se concluiu o armistício entre Goryeo e os Mongóis 30 anos depois de travada a guerra. Kublai garantiu a autonomia política de Goryeo e a preservação de seus costumes, entretanto, cada Rei de Goryeo teria que se casar com uma princesa mongol e ser subordinado aos Khans Mongóis.
O encontro entre eles terminou com uma atmosfera amigável. O Príncipe teve que retornar a Goryeo após escutar as notícias a respeito do súbito falecimento de seu pai, e ascendeu ao trono. (Rei Wonjong de Goryeo).
Uns poucos anos depois, Kublai venceu a guerra civil contra o seu irmão e se tornou o 5° Imperador Mongol. Ele deu fim à Dinastia Song da China e fundou a Dinastia Yuan.
No entanto, o tratado de paz instaurado pelo Rei Wonjong despertou forte oposição do regime militar. Culpando a Família Real de entregar o país aos mongóis, os líderes militares remanescentes, denominados Sam-byeol-cho (삼별초 三別抄), protestaram contra a decisão e continuaram com as batalhas de resistência contra os mongóis por mais dez anos. Entretanto, com a última resistência findou-se em 1270, a guerra contra os mongóis terminou oficialmente em 40 anos.
Em 1274, a filha de 16 anos de Kublai Khan, Princesa r Qutlugh Kelmysh (쿠툴룩 케르미시 忽都魯揭里迷失 1259~1297), também conhecida como Princesa Jeguk (제국대장공주 齊國大長公主) em coreano, casou-se com o Príncipe de 39 anos de Goryeo (Posteriormente, Rei  Chungnyeol 충렬왕 忠烈王 1236~1308), tal como seus pais haviam prometido um ao outro no tratado de paz
Todavia, esse casamento internacional foi o início de uma extrema vida conjugal infeliz. Sem contar a barreira de linguagem e a diferença de idade entre eles (ele era 23 anos mais velho que ela), o noivo já tinha três filhas de puro sangue real com sua legítima esposa (Lady Wang / Consorte Junghwa (정화궁주 貞和宮主 ?~1319).Ela também possuía sangue real
A Família Real de Goryeo (Wang clan) acreditava que eles eram descendentes do Deus Dragão e incestuosos casamentos entre meio-irmãos, primos, tio/sobrinha, tia/sobrinho eram comuns, a fim de manter seu sangue puro, tal como fortalecer a autoridade real (*se você assistir a Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo. (SBS 2016) e “Shine or Go Crazy” (MBC, 2015), você pode entender o que eu quero dizer). Sob esse pensamento, é seguro dizer que a maioria do povo de Goryeo não desejava que seu sagrado futuro rei tivesse o sangue do inimigo em suas veias, pois isso realmente fere o orgulho nacional.
O povo de Goryeo enxergava os mongóis como nômades bárbaros não civilizados ao mesmo tempo em que temiam o poder do Império Mongol.
Em uma atmosfera de hostilidade longe de sua terra natal, a recém-casada princesa negligentemente abusou de sua autoridade e exerceu seu poder para sobreviver no Palácio de Goryeo.
Por exemplo, ela tomou um pagode dourado de um templo Budista à força porque apresentava uma boa aparência, ainda que os monges do templo desesperadamente a impediram, dizendo que o pagode era um tesouro nacional às pessoas para orarem por sua saúde e a paz no país. No fim das contas, ela não deu ouvidos às críticas
Além disso, após dar à luz a um filho, ela expulsou a Consorte Junghwa (a primeira esposa do Rei com sangue real) do castelo e a confinou em uma casa remota, pelos 20 anos seguintes, para não encontrar com o marido uma vez mais.
O filho mais velho da Consorte Junghwa, Lord Gangyang (강양공 江陽公), também foi forçado a se tornar um monge budista para sair do caminho do recém-nascido príncipe-herdeiro (Mas ele retornou do sacerdócio budista à vida civil após quatro anos, e viveu a sua vida inteira da forma mais silenciosa possível)
Tudo isso fez o Rei se distanciar da Princesa e deixou-se levar pela busca e por sexo com outras mulheres, o que em troca, fez com que ela tivesse ressentimento em relação ao marido. Nesse ciclo vicioso de discórdia matrimonial, o único filho deles, o Príncipe Herdeiro Wang Won, cresceu como um dos netos favoritos de Klubai Khan, com uma mente genial e talentos artísticos.
O primeiro episódio em que o pequeno Príncipe Herdeiro desesperadamente tentou impedir seu pai de sair em sua busca é recordado na história. Porém, os insultos do Rei perante o seu filho mestiço, é uma ficção deste drama.
Entre os três protagonistas deste drama, o Guerreiro Wang Rin e a Lady Eun San são personagens ficcionais, mas os membros da família de Wang Rin – seu pai (Wang Young), sua tia (Consort Junghwa), seu irmão mais velho (Wang Jeon / Lord Seoheung), e sua irmã mais nova (Wang Dan / Consort Jeongbi), são personalidades históricas reais.
Eles são descendentes diretos do Rei  Shinjong (신종 神宗, 1144~1204,20° Rei da Dinastia Goryeo) e ancestrais do Rei  Gongyang (공양왕 恭讓王, 1345~1394), último monarca de Goryeo em “Six Flying Dragons”/육룡이 나르샤 (2015 SBS).
OK. Este é o início de The King in Love 왕은 사랑한다 (2017 MBC). Eu espero que isso te ajude a compreender o contexto do drama. Após isso, Empress Ki 기황후 奇皇后 (2013 MBC), estrelando Ha Ji-Won, Joo Jin-Mo, e Ji Chang-Wook, será uma boa sequência, pois se trata do próximo período

Nenhum comentário:

Postar um comentário