sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

"A Flor" por Kim Chun-Soo

Estava pesquisando por literatura coreana quando encontrei um site com poemas escritos por autores coreanos. Neste post, vou compartilhar um que gostei muito. Chama-se "A flor", escrita por Kim Chun-Soo (1922-2004)

Coloquei a flor de Lótus Vermelha como ilustração porque significa amor, paixão e compaixão, características presentes no poema 
A Flor 

Antes de eu chamar pelo seu nome,
Ela não era nada
Além de um gesto.

Quando eu chamei pelo seu nome,
Ela veio até mim,
E em uma flor se transformou

Da mesma forma que eu chamo pelo seu nome,
Alguém chamará pelo meu nome e
Haverá de convir com a minha luz e minha fragrância?

Eu também desejo chegar até ela,
E transformar-me em sua flor
Todos nós ansiamos nos tornar em algo,

De ti para mim, e de mim para ti,
Nós desejamos nos transformar em um olhar,
Que não será esquecido

Fonte (em inglês): The Flower 

Sobre o autor: 
Kim Chun-Soo nasceu em 1922, em Tongyeong. Ele estudou no Departamento de Artes da Nihon University, no Japão. Ele foi professor na Universidade de Masan e na Universidade Nacional de Kyungpook. Ele recebeu o prêmio de Literatura da Ásia e o Prêmio de Literatura da Coreia, dentre outros. Suas coletâneas de poemas incluem Clouds and Roses,The Swamp, Flag, Death of a Boy in Budapest, Possessed by Dostoyevsky, e uma coletânea de poemas selecionados chamado The Snow Falling on Chagall’s Village and The Selected Poems of Kim Chun-soo. Seus mais notáveis trabalhos são: "The Flower" (A Flor) e “An Introductory Poem for a Flower” entre outros

Fonte: Korean Literature Now 

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber se vc ja ouviu falar sobre um livro de poesias que se chama te vejo da forma que vejo as flores .
    Algo assim .
    Foi no dorama Encounter que vi sobre esse livro .
    Mais nao encontrei .
    Se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  2. É de Tae Joo Na (I see you like a flower). Fala um pouco sobre ele nesse link. Não achei nada em português: mas você pode procurar os poemas (do livro) um à um, de acordo com o nome e o nome do autor:

    https://koreandramaland.com/the-books-in-romance-is-a-bonus-book-part-2/amp/

    ResponderExcluir