sábado, 9 de julho de 2016

[Diário da Mi Young] Gostar de anime não é ser otaku!

A Nagi é otome, eu não! 
Olá, gente! Como estamos em clima de Anime Friends resolvi falar um pouco sobre anime e decidi desabafar um pouco sobre o que é ser otaku ou não. Muitas pessoas confundem ou generalizam isso, geralmente por entenderem errado o sentido da palavra e não saberem a fundo a respeito do assunto e da cultura japonesa

Essa confusão na grande maioria das vezes é devido às informações superficiais que se tem na mídia e que fazem pensar que todo mundo que gosta de animes, mangás e afins são otakus, mas nem sempre é assim. 
No meu caso mesmo, eu sou uma pessoa que adoro animes, mas nem por isso sou otome (feminino de otaku, para quem não sabe). Eu apenas aprecio as animações japonesas por achar interessante, divertido e também uma forma de praticar meu japonês (mas isso não vem ao caso), e isso não significa que sou uma louca por tudo o que vejo pela frente, como fazem as pessoas que são realmente otakus 

Eles são pessoas completamente loucas, fascinadas por tudo que envolva seu anime/ou mangá preferido. Colecionam mangás, assistem todas as temporadas dos animes, sabem exatamente o que cada personagem falou e quando foi isso, sabe o que há de diferente no anime e no mangá, percebe cada mínimo detalhe, colecionam e jogam cards (se for o caso), fica muito, muito ansioso para a live action, jogam vídeo game do mangá, sabe quem é o dublador de cada personagem, etc. Tem pessoas que começam a escrever seu próprio mangá porque se inspirou em algo que já leu! (sem contar que leem pra caramba!)
Isso são só alguns itens que caracterizam pessoas otakus. E às vezes pode ser bem difícil lidar com eles, porque tem algumas pessoas que só ficam com otakus (ou seja, que compartilham do mesmo "mundo" que ele (a) 

Portanto, não fique julgando alguém e chamando essa pessoa de otaku só porque ela assistiu anime ou leu um mangá na vida. Isso apenas significa que é alguém que aprecia algum item da cultura japonesa. Por isso eu falo com todas as letras que EU NÃO SOU OTAKU! 

Ah, e outra coisa, não pense que você vai chegar no Japão (se um dia for para lá) e vai encontrar um otaku a cada esquina que esbarrar. É verdade que a comunidade otaku é bem forte lá, assim o interesse por animes, já que se sabe que a indústria dos animes tem um faturamento enorme no país. Mas a maior concentração destes grupos de pessoas está em Harajuku e Shinjuku. Além do que, nem todo mundo concorda em ser otaku, nem todos vão tão longe com essa cultura, isto mais uma vez é por conta da generalização de uma característica, por pensar que todo japonês é assim, quando na verdade a realidade é outra! 

Então fica a dica, para a próxima vez que você encontrar com alguém e a pessoa dizer: "Eu assisti esse anime!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário